Programa ABR: Abapa inicia diagnóstico nas fazendas para safra de algodão 14/15
Home | Programa ABR: Abapa inicia diagnóstico nas fazendas para safra de algodão 14/15

Programa ABR: Abapa inicia diagnóstico nas fazendas para safra de algodão 14/15

Com o objetivo de preparar as propriedades para o processo de certificação do Programa Algodão Brasileiro Responsável (ABR) – safra 2014/15, a Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa), está realizando o diagnóstico das propriedades inscritas. No dia 22 de janeiro, a equipe de técnicos do Programa visitou a fazenda Decisão, no município de São Desidério.
 
“O ABR prepara os produtores para responder sobre como tem sido produzido o algodão em sua propriedade. É muito importante porque estamos padronizando a produção de algodão em todo território brasileiro. As técnicas adotadas pelos produtores para chegar a esse nível tem melhorado ano a ano, e as visitas de checagem dos itens do ABR, feitas pelos técnicos do Programa têm mostrado cada vez menos pendências”, ressaltou o presidente da Abapa, Celestino Zanella.
 
Após a realização do diagnóstico é elaborado um plano de correções, em que serão sugeridas aos produtores, adequações das não conformidades encontradas. “Com a maturidade do programa, a grande maioria das fazendas que vem participando já não apresentam mais uma grande quantidade de não conformidades. Nesses casos, a equipe da Abapa, vem atuando juntamente com os produtores, propondo alguns ajustes visando a auditoria para certificação. Para esta safra, as propriedades que foram certificadas na safra anterior, o índice de conformidade exigido para aprovação é de 87%, enquanto que as propriedades que estão iniciando no programa, o índice é de 85%”, disse o coordenador de sustentabilidade da Abapa, Maurício Lopes.
 
Na safra 2012/13, o programa certificou 18 propriedades da Bahia. Na safra de 2013/14, o programa deu um salto e certificou 33 propriedades. Para a safra 2014/15, estão confirmadas a participação de aproximadamente 40 propriedades no processo de certificação. O ABR é um programa da Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa), executado em cada estado, pelas associações estaduais, e conta com o apoio do Instituto Brasileiro do Algodão (IBA).

Ensaios
Ensaios
Plantio de Refúgio
Refúgio