Tecnologia Bollgard
Home | Tecnologia Bollgard
compartilhar página Outras Tecnologias

Tecnologia Bollgard

A tecnologia Bollgard ® é uma ferramenta que auxilia o cotonicultor a produzir algodão de maneira mais sustentável, com facilidade de manejo, maior segurança para o agricultor e para o meio ambiente, além de redução dos custos de produção resultantes da menor aplicação de agroquímicos. Esses são os diferenciais do algodão Bollgard®.

Bollgard® oferece um maior controle de 3 pragas-alvo: curuquerê, lagarta-rosada e lagarta-da-maçã, graças à expressão de uma proteína do Bacillus thuringiensis (Bt), uma bactéria encontrada naturalmente no solo e que, por sua ação inseticida, é utilizada pela agricultura orgânica há décadas.

O algodão Bollgard® protege a planta durante o seu desenvolvimento contra algumas de suas principais pragas, o que significa mais tranqüilidade ao produtor, que poderá focar no controle de outras pragas e doenças que também ameaçam a cotonicultura. O controle seletivo inserido no algodão permite, ainda, reduzir os riscos presentes no tradicional controle químico com inseticidas. Esta é sua principal vantagem: menor número de aplicação de inseticidas, refletindo positivamente na vida do agricultor, uma vez que ele, sua família, aplicador, propriedade e o meio ambiente se tornam menos expostos aos agroquímicos.

A redução do uso de defensivos nas lavouras com o algodão Bollgard® reflete, também, nos custos de produção, com economia significativa e aumento da produtividade. É menos pulverização e lavoura sempre protegida, resultando em maior rentabilidade da produção.

Tecnologia Bollgard® reduz:

  • Riscos de produção;
  • Riscos ao homem;
  • Riscos ao meio ambiente;

Eficácia Bollgard®:

  • Provém de proteína existente na natureza.

Redução do:

  • Número de inseticidas aplicados;
  • Descarte de embalagens;
  • Impacto ambiental;
  • Consumo de água;
  • Consumo de combustíveis fósseis;
  • Emissão de CO2 na atmosfera.

Tabela

Aplicações por alvo – médias* (inclui o controle complementar) Alvo Principal Alvo Secundário
n nº áreas/ Bollgard®/ Alg. Conv. nº áreas/ Bollgard®/ Alg. Conv.
Curuquerê 31 0,0 4,5 16 0,0 2,3
Lagarta-das-maçãs 28 0,0 2,7 12 0,0 2,3
Lagarta-rosada 5 0,0 1,6 0 0,0 0,0
Falsa-medideira 26 3,3 2,4 12 1,9 2,3
Spodoptera 30 2,9 3,2 16 1,8 2,1
Outras pragas 37 21,8 23,4 27 12,0 9,8
Lepidópteros 34 6,2 14,3 24 3,7 9,0

 

Graficos

Número médio de pulverização durante o ciclo da culturatecnologia_bollgard_1_grafico_bollgard Número médio de produtos pulverizados durante o ciclo da cultura(inclui o controle complementar)tecnologia_bollgard_2_grafico_bollgard

Redução do número de inseticidas.
Com menos pragas para combater, menor a quantidade e o espectro dos inseticidas a aplicar.

Número de produtos pulverizados durante o ciclo da cultura

tecnologia_bollgard_4_grafico_bollgard

Menos aplicações.
Você pode estar acostumado com o controle químico, mas nem por isso deixa de sofrer prejuízos silenciosos. Com Bollgard®, a redução do número de aplicações é uma economia de tempo, dinheiro e mão-de-obra.

Número de pulverização durante o ciclo da cultura

tecnologia_bollgard_3_grafico_bollgard

Maior valor para sua colheita.
A proteção 24h, 7 dias por semana, garante uma maior produtividade em razão do maior número de capulhos na planta, principalmente no baixeiro.

Ensaios
Ensaios
Plantio de Refúgio
Refúgio