Tecnologia RR Flex™
Home | Tecnologia RR Flex™
compartilhar página Outras Tecnologias

Tecnologia RR Flex™

O algodão Roundup Ready Flex™ representa a segunda geração de algodão tolerante ao glifosato, com tolerância ao herbicida inclusive durante as fases críticas de crescimento e foi produzido utilizando sistema de transformação mediado por Agrobacterium tumefaciens. A tolerância ao glifosato no algodão Roundup Ready Flex™ em diferentes estágios da planta foi alcançada pela utilização de sequências promotoras melhoradas, que regulam a expressão das sequências do gene CP4 EPSPS que codifica a expressão da proteína CP4 EPSPS, conferindo a característica de tolerância ao glifosato. A utilização do algodão Roundup Ready Flex™ possibilita a aplicação do glifosato sobre a cultura de algodão geneticamente modificado em diferentes estágios de desenvolvimento das plantas.

Isso irá proporcionar um controle mais efetivo das plantas daninhas durante o cultivo, com riscos mínimos de danos à cultura do algodão comprovado pela condução de ensaios em campo na safra 2012/2013 conforme pode ser visto nas figuras (1, 2, 3 e 4).

Porcentagens de retenção de frutos em 1 posição – 36 locais safra 2012/2013
graficos_bollgard_outras_tec_porcentagem2

Produtividade em Kg de fibra/ha – 36 locais safra 2012/2013
graficos_bollgard_outras_tec_produtividade2

Micronaire (MIC) – 36 locais safra 2012/2013
graficos_bollgard_outras_tec_micronaire2

Comprimento (UHUM)mm – 36 locais safra 2012/2013
graficos_bollgard_outras_tec_comprimento2

Os ensaios realizados pelo departamento de desenvolvimento tecnológico da Monsanto demonstraram que a dinâmica de frutificação, a produtividade e a qualidade das fibras do Algodão Roundup Ready Flex™ não foram alteradas ao longo do ciclo com a aplicação do herbicida Roundup em over the top.

O Algodão Roundup Ready Flex™ tem potencial para aumentar a eficácia do controle de plantas daninhas na cultura do algodão, sendo mais um modo de ação disponível para prevenção de plantas daninhas resistentes e para o manejo de herbicidas.

A planta de algodão apresenta uma pequena taxa de crescimento incial, dificultando o controle de plantas daninhas. A mato-competição que começa entre 12 a 30 dias após a emergência e pode gerar uma redução de até 90% da produtividade. Para prevenir esse problema é importante colher sempre no limpo e o momento da aplicação do Roundup deve ser baseado nas infestações das plantas daninhas infestantes da área.

Utilizando a tecnologia Roundup Ready Flex™ os agricultores podem controlar plantas daninhas de acordo com a necessidade, reagindo ao surgimento de novos fluxos de plantas daninhas que possam ocorrer.

Ensaios
Ensaios
Plantio de Refúgio
Refúgio